Ano de importantes reformas

 

O ano de 2017 começou com discussões acirradas acerca de importantes reformas que estão sendo propostas pelo governo federal e que impactarão, de forma direta, na vida de todos nós, trabalhadores e sindicalistas.

Avizinham-se reformas estruturantes, como a reforma da previdência e a reforma trabalhista, ambas muito necessárias para a retomada dos empregos, afinal já somamos mais de 14 milhões de desempregados em nosso Brasil.

dsc_6137

O que não podemos permitir é que estas reformas retirem direitos consagrados da classe trabalhadora. E para isto, só a união e o fortalecimento dos sindicatos, é que pode fazer frente para uma pressão junto ao Governo e os patrões.

Os temas ainda são polêmicos, em sua maioria. O que temos defendido frequentemente com o governo, é uma ampla discussão para que possamos chegar num acordo que favoreça ambas as partes.

Em se tratando da reforma da previdência, necessária e urgente, defendemos que as novas regras possam valer apenas àqueles que estão adentrando agora ao mercado de trabalho, e que se prevaleçam os direitos e conquistas daqueles que já estão há anos contribuindo com a Seguridade Social. A briga será grande!

Um primeiro passo já foi dado neste mês de janeiro, quando o Ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira permitiu que dois técnicos de cada central sindical, façam parte de um colegiado que discutirá as mudanças, apresentando propostas que não firam nossa categoria.

Outro ponto polêmico, o do negociado sobre o legislado, tem levantado muitas discussões até mesmo dentro da classe sindical. Defendo que esta regra possa até fortalecer os sindicatos, que passarão a ter força de lei em suas negociações, mas alguns ajustes também são necessários.

Enfim, todas estas reformas são extremamente necessárias, mas só terão efeito positivo sobre nossa classe se estivermos unidos. Sendo assim, conclamo a todos para que se sindicalizem, pois juntos seremos ainda mais fortes!

Um bom ano a todos!

 

Igor Tiago Pereira

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba e Região

FacebookTwitterGoogle+WhatsApp

Você pode gostar...

Tag Cloud