Na segunda-feira (25), representantes das Centrais Sindicais se reuniram com a secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patrícia Ellen da Silva. O encontro foi realizado via videoconferência com em pensar medidas que preservem a segurança e os direitos do trabalhador na retomada da economia no pós-pandemia. A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) foi representada pelo secretário-geral, Álvaro Egea.
De acordo com o texto, o encontro se iniciou com apresentação feita pelo Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos (Dieese) que trazia propostas feitas pelas centrais sindicais. Tais observações diziam respeito a protocolos de segurança de trabalho em meio ao retorno das atividades econômicas.
A apresentação, porém, foi ignorada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB). “O governador deixou de abordar os protocolos de retomada devido a necessidade de continuar focado no combate ao vírus. Os cuidados continuam sendo com o combate a pandemia, inclusive sobre os feriados, que foram antecipados”, afirmou Egea.
Outra questão abordada foram as novas modalidades de trabalho que se consolidaram durante a pandemia. O trabalho remoto continuará até o final do ano em diversas empresas.
Por fim, foi pré-agendado um novo encontro que irá tratar de empregabilidade e qualificação.
Fonte: CSB