
Nesta terça-feira (17/06), os trabalhadores dos dois turnos da fábrica da Filtros Fram, de Jarinu/SP, aprovaram por unanimidade a declaração de estado de greve em assembleias com o Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba e Região, em razão do impasse nas negociações do Programa de Participação nos Resultados (PPR) e outras medidas da empresa que têm gerado preocupação entre os funcionários.
Durante as assembleias, diretores e o presidente do sindicato, Tiago Pereira, atualizaram os trabalhadores sobre a última proposta de PPR apresentada pela empresa, que está muito abaixo das expectativas e não reflete os esforços e a produtividade da categoria no período.
Também foi levada à discussão a intenção da Filtros Fram de desativar algumas linhas de produção, sem qualquer justificativa plausível, o que ameaça diretamente postos de trabalho.
O sindicato também voltou a denunciar a recorrente falta de matéria-prima e componentes essenciais para a manutenção das máquinas, situação que vem se arrastando desde o início do ano. Em 28 de janeiro, o problema já havia sido discutido em reunião com a empresa, mas nenhuma solução efetiva foi implementada até o momento.
Diante desses entraves, a empresa já foi notificada oficialmente pelo sindicato da decisão tomada pela categoria, e terá o prazo de 48 horas para se manifestar com relação às reivindicações apresentadas e, caso não haja avanços nas negociações dentro desse período, a greve será deflagrada.